Nicho, público alvo, avatar, persona, cliente ideal são palavras que você pode já ter ouvido por aí quando alguém está falando sobre mercado e/ou sobre marketing. Antes de começar a te explicar quero deixar claro que não tem problema não saber o que cada um desses nomes significa, o que você precisa saber é como usar os conceitos a seu favor.

Vou começar explicando cada um deles, por curiosidade e para facilitar o entendimento.

Nicho: é uma segmentação ou recorte de um mercado. É a identificação de um grupo menor dentro de um setor, com necessidades e interesses específicos.

Público alvo: um grupo de pessoas, para as quais o seus produtos e serviços podem ser úteis. Considera-se as características demográficas e socioeconômicas, comportamentos e hábitos de consumo. Essa definição serve para que você identifique um nicho de mercado.

Persona: é um personagem fictício, criado para representar o perfil do cliente ideal de uma empresa. Exige um trabalho mais detalhado de pesquisa. Por exemplo, as dificuldades que enfrenta no dia a dia, seus sonhos e desejos, como se relaciona com a família, amigos e colegas de trabalho. A persona te ajuda a definir o seu público alvo.

Avatar: Embora alguns estudiosos digam que é um persona menos detalhada. A maioria considera que persona e avatar são o mesmo.

Cliente ideal: Há quem diga que cliente ideal e persona são o mesmo, mas não são. O cliente ideal é uma descrição que resume o seu melhor cliente. Já a persona é fictício, lembra? O seu cliente ideal é aquele que se identifica com o seu negócio, é engajado, entende o uso do seu produto/serviço, não reclama de preço, paga sempre em dia, indica você para amigos e família.

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Gostaria que você entendesse que definir a sua persona ou entender quem é o seu cliente ideal, vai te ajudar a se comunicar com pessoas que tenham as mesmas características que você descreveu. E é nesse ponto que deve estar o seu foco: comunicação.

Não adianta ter um nicho definido, saber quem é o seu público alvo se você não consegue se comunicar com ele. Sem conseguir se comunicar com quem vai consumir seu produto ou serviço você vai fracassar no seu empreendimento.

A definição de comunicação no dicionário é: ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta. Você percebe que só isso não basta? Para que exista uma comunicação verdadeira você precisa considerar quem é o seu interlocutor, você precisa se relacionar com ele. Quando você entende esse mecanismo cuja base é o relacionamento, tudo fica mais fácil. E a melhor plataforma para estabelecer esse relacionamento, hoje, são as rede sociais.

Uma vez que você consiga estabelecer esse relacionamento fica mais fácil oferecer o seu produto ou serviço. Lembre-se que o que você faz não é para todo mundo, pensar em todo mundo e pensar em ninguém é a mesma coisa. Seja específico na sua comunicação, foque na solução das dores e não nas ferramentas que você vai usar.

Um vez que você conseguiu definir a sua persona (ou descrever o seu cliente ideal), fica simples definir o publico alvo e qual o nicho de mercado que você vai atuar e definir os produtos ou serviços que irá usar como ferramenta para atender essa demanda.

O infográfico abaixo mostra um exemplo de nicho, público alvo e persona para te ajudar a entender.