Quer melhorar as vendas na sua academia e não sabe muito bem por onde começar? vou te dar algumas dicas que podem servir como inspiração para aumentar as vendas no seu negócio fitness.

Com o aumento da conscientização sobre a importância de manter uma vida ativa e saudável, principalmente após a pandemia, muitas pessoas estão procurando por academias de ginástica para incluir exercícios em sua rotina. A diminuição de pessoas que utilizam o treino online observada na pesquisa feita pelo ACSM para definir as tendências do fitness indicam esse movimento. Isso pode ser uma ótima oportunidade para empresários do setor.

Vendas para academias

Como aumentar as vendas e atrair novos clientes para a sua academia

1- Ofereça planos flexíveis e com preços acessíveis: Muitas pessoas podem ficar desencorajadas com planos mensais caros ou compromissos de longo prazo. Oferecer planos flexíveis, como pagamentos por aula ou pacotes de aulas, pode ser uma ótima opção para atrair clientes que estão apenas começando a se exercitar ou que querem ter mais flexibilidade em sua rotina. Embora os planos longos sejam uma prática habitual no mercado de academias, já existem vários modelos de negócio optando por planos curtos e até pela cobrança de diárias. Além disso, é importante levar em consideração o poder aquisitivo da sua região e oferecer preços acessíveis para atrair um público mais amplo.

2- Promova eventos e aulas de grupo: As aulas de grupo, como yoga, zumba ou bike indoor, podem ser muito populares e atrair pessoas que gostam de exercícios em grupo. Além disso, promover eventos especiais, como maratonas de corrida ou aulas ao ar livre, pode ser uma ótima maneira de chamar a atenção para sua academia e atrair novos clientes. Aliás as aulas em grupo e atividades ao ar livre aparecem entre as 20 tendências do fitness para 2023.

3- Utilize as redes sociais e outras plataformas online: As redes sociais são uma ótima maneira de promover sua academia e se comunicar com seus clientes atuais e potenciais. Crie páginas nas redes sociais e poste regularmente conteúdo interessante, como dicas de exercícios, receitas saudáveis e eventos próximos. Além disso, considere criar um site ou utilizar plataformas de reserva online para facilitar a venda de pacotes de aulas ou planos mensais. O curso Descomplicando o Marketing Digital para Personal Trainers e Negócios Fitness é uma ótima forma de aprender tudo o que você precisa saber para colocar a sua academia no digital.

4- Ofereça promoções e descontos: As promoções e descontos podem ser uma ótima maneira de incentivar as pessoas a experimentar sua academia. Por exemplo, oferecer uma aula gratuita ou um desconto para novos clientes, como isenção de matrícula, pode ser uma ótima maneira de atrair novos alunos. Além disso, considere oferecer descontos para clientes que trazem amigos ou para aqueles que compram pacotes de aulas em grandes quantidades.

5- Faça parcerias com empresas locais: Muitas empresas estão preocupadas com a saúde e bem-estar de seus funcionários e podem estar interessadas em oferecer aulas de ginástica como parte de seus benefícios para funcionários. Faça parcerias com essas empresas e ofereça pacotes de aulas para seus funcionários com preços especiais. Isso pode ser uma ótima maneira de atrair novos clientes e aumentar as vendas.

6- Faça uma campanha de marketing focada em resultados: As pessoas estão cada vez mais conscientes dos benefícios da prática de exercícios físicos para a saúde e bem-estar. Use essa conscientização a seu favor e faça uma campanha de marketing focada em mostrar os resultados que as pessoas podem alcançar com a prática de exercícios na sua academia. Isso pode incluir depoimentos de clientes satisfeitos, antes e depois de fotos e estatísticas sobre a melhora da saúde de seus clientes.

7- Ofereça serviços adicionais: Além de aulas de ginástica, considere oferecer serviços adicionais, como avaliações físicas e treinamento pessoal, para aumentar as receitas da sua academia. Isso pode ser uma ótima maneira de atrair clientes que estão procurando por um treinamento mais personalizado e orientado a resultados.

8- Crie uma atmosfera acolhedora e amigável: Por fim, é importante lembrar que as pessoas querem se sentir bem-vindas e acolhidas na academia. Crie uma atmosfera amigável e acolhedora, com instrutores e funcionários que sejam sempre dispostos a ajudar e que façam os clientes se sentirem à vontade. Isso pode ajudar a fidelizar os clientes e aumentar as vendas a longo prazo.

Se você ainda está com dúvidas e dificuldade para aumentar as vendas na sua academia, recomendo a leitura do e-book Vendas para Academia. Um livro completo com material complementar que vai te ajudar a aumentar a vendas e conquistar mais clientes para seu negócio fitness.