As faculdades de Educação Física estão voltadas para a formação do professor, isso acontece mesmo nos cursos de bacharelado. Ocorre que essa formação deixa uma lacuna quando olhamos para o mercado de trabalho. Há alguns anos o Profissional de Educação Física teve a sua área de atuação expandida, já não são encontrados apenas nas salas quadras das escolas, clubes e nas salas das academias e a função de Personal Trainer deixou de ter características de aula particular.

Mesmo assim muitos profissionais continuam a se ver apenas como professores. E não há nenhum desmerecimento em ser professor, há apenas uma questão que precisa ser olhada com cuidado: o professor não é valorizado e via de regra é mal remunerado. Ficar a espera que ocorra uma mudança nesse cenário não leva a lugar nenhum. Mudanças acontecem quando mudamos a forma como vemos as coisas e nesse caso passa por uma mudança de postura profissional.

Personal Trainer de professor a empreendedor

Leia também: Personal Trainer: 10 dicas para gerar conteúdo sem perder tempo

De professor a empreendedor exige uma mudança de mentalidade

Nenhum professor deixará de ser professor se aprender a empreender, é preciso ter isso muito claro. Você apenas aprenderá a usar algumas ferramentas que ajudarão a levar a sua carreira e o seu salário para um outro patamar. Essa é a mudança de mentalidade que precisa ocorrer.
A ideia de deixar um emprego, com um salário certinho no final do mês, FGTS, INSS é assustadora para muitas pessoas, principalmente para aquelas que têm uma família para sustentar. Dá medo e embora eu não entenda as razões pelas quais você pode sentir esse medo, pois elas têm relação com as suas experiências, entendo o significado dessa sensação.

O que eu posso te dizer é que essa mudança não precisa acontecer da noite para o dia, ela pode acontecer de forma gradual, pode ser planejada. Aliás, saber planejar é uma característica do empreendedor.

Essas são as características do empreendedor:

  • Tem iniciativa;
  • É persistente;
  • Planeja suas ações;
  • Tem autoconfiança;
  • É líder;
  • Age com coragem;
  • Preza pela eficiência.

Ser empreendedor, não significa ser empresário e vice-versa, mas a ideia aqui é que você se torne um empreendedor empresário. Que você tenha o seu próprio negócio, um negócio de Personal Training.

O SEBRAE define empreendedorismo como: “A capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.”

E eu pergunto: Quem melhor do que um professor para realizar isso? Quem melhor do que um professor que trabalha por um mundo mais saudável, em todos os aspectos para cumprir esse papel?

Os quatro pilares que vão te levar à um novo patamar

São quatro os pilares que te levarão a um novo patamar na sua carreira.

Conhecimento técnico e científico. Esse você adquiriu na sua formação acadêmica e deve continuar buscando um aperfeiçoamento e atualização contínua.

Gestão – de carreira e negócios. Provavelmente, o que aprendeu na sua formação acadêmica é insuficiente para que esse pilar seja sólido. É importante que busque aprender mais sobre esse aspecto.

Marketing e vendas. Assim como o anterior, o que te foi ensinado (se é que foi ensinado), é insuficiente para um pilar sólido. Especialmente porque as mudanças e o surgimento de novas ferramentas, relacionadas ao Marketing Digital, ocorrem de forma muito rápida e necessitam de constante atualização.

Mudança de mentalidade. Mudar a mentalidade é simples, basta tomar uma decisão, mas não é fácil. Exige que abramos mão de muitos significados que talvez sejamos resistentes em abandonar.

Quero te dizer é que se você deseja seguir nessa jornada de professor a empreendedor, para se tornar um Personal Trainer de sucesso, de uma forma amorosa e por meio do real interesse nas pessoas, pode contar comigo, minha função é te ajudar.