Certamente existem muitas formas de aumentar as vendas na academia. Para isso acontecer, se você não entender como funciona o mecanismo básico terá dificuldade para colocar em prática tudo o que você pensou.

O mecanismo básico que estou falando é a estratégia de funil. Você sabe o que é uma estratégia de funil?

Para colocar um estratégia de funil em prática você precisa ter em mente algumas premissas. Um funil tem uma boca grande por onde entra muita coisa, que no seu caso são prospects (consumidores que têm algum interesse em academia) e vai diminuindo até chegar no fundo desse funil, que no seu caso são clientes matriculados.

No topo do funil nos concentramos em atrair as pessoas. No meio do funil, nos concentramos em prender a atenção, em usar argumentos para que elas desejem o nosso serviço e no fundo do funil nos concentramos em convertê-las em clientes.

A tendência é que quanto maior a boca desse funil, que chamamos de topo de funil, maiores as chances de termos mais pessoas matriculadas. No entanto se perdermos muita gente no meio desse processo, nosso resultado ficará comprometido e você não conseguirá aumentar as vendas da academia como gostaria. Para que isso não aconteça você precisa responder à algumas perguntas:

1- Onde estão as pessoas que podem se interessar pela sua academia?

2- O que essas pessoas buscam em uma academia?

3- Como eles se comparam seus serviços, planos e preços?

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Estratégia do funil para aumentar as vendas na academia

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Passo 1 – Topo de funil: Atrair

A primeira e principal preocupação que devemos ter nas nossas estratégias de vendas é saber onde encontrar o público-alvo, pois esta resposta adaptar a comunicação aos diferentes meios que pode utilizar para atrair a atenção do seu consumidor final.

Tenho certeza que você sabe que o melhor lugar para encontrar e atrair o seu público alvo está nos meio digitais. O brasileiro passa de 4 a 5 horas por dia usando apps no celular. Portanto estar presente nas redes sociais e ter uma estratégia de vendas que considere as ferramentas digitais é indispensável.

Mais de 84% das pessoas que se inscrevem em uma academia primeiro pesquisam online por academias em um raio de 5 km. Essa é uma informação importante quando você optar por usar uma estratégia que segmente o seu público pela localização.

Estratégias analógicas ou offline continuam sendo relevantes uma vez que o consumo do serviço será feito na academia. Dessa forma, uma fachada bonita, uma recepção confortável, vestiários amplos e limpos e uma academias com espaços agradáveis continuam sendo essenciais para aumentar as vendas na academia.

Passo 2 – Meio de funil – Nutrir

Nessa fase você já consegui chamar a atenção do seu público e agora precisa mantê-lo por perto oferecendo argumentos para que ele tenha certeza que é na sua academia que deseja treinar.

Nessa fase entender o que a pessoa busca na sua academia é fundamental. Quais são as dores dessa pessoa e como mostrar que você tem a solução. A ainda que você tem a melhor solução para ela.

Construa uma estratégia de comunicação com objetivos claros, planejamento e ações de mídia que possam converter o consumidor em um prospect qualificado, ou seja, um potencial comprador. Lembre-se de que vender mais não é a meta, é o resultado de várias ações e estratégias de planejamento para segmentar e atingir o consumidor.

A inscrição para um evento, oferecer o acesso à um app que ajude a contar calorias, cupons de desconto em serviços correlatos e o próprio conteúdo que você oferece nas redes sociais, são alguns exemplos de maneiras de você se aproximar desse consumidor.

É nesse momento que ao oferecer algum benefício, consegue em troca um telefone de contato, um whatsapp ou o e-mail para tornar a comunicação mais fácil por meio de um contato direto.

Essa etapa geralmente é feita de forma online, por meio das suas redes sociais e seu site, mas também deve ser criado algum mecanismo, a ser oferecido quando a visita aparece na porta da sua academia.

O tour de vendas pela academia entra nessa fase. E ele pode ser o fator X na hora de fechar o negócio um tour mal feito pode colocar a perder todo trabalho feito de forma online. No e-book venda para academia há um detalhamento passo a passo desse tour.

Passo 3 – Conversão – Venda

Para que você consiga aumentar as vendas na academia e converter os prospects em clientes é preciso acompanhar todas as pessoas que tiveram contato com sua academia.

Com sua lista de contatos, em mãos envie e-mails regulares sobre os benefícios do exercício e outros interesses que você identificou durante a jornada do consumidor, respeite quem está no período de pesquisa e de tempos em tempos faça ofertas. Mostre que você se importa com essa pessoa, mesmo que ela não compre de você.

Aqueça seus clientes em potencial enviando planos promocionais, chame seu público para a academia. Ofereça a eles maneiras agendar aulas experimentais e participar de eventos e nesse momento ofereça pacotes e planos.

Construa grupos de contatos para trabalhar com remarketing, 94% das pessoas que procuram novos serviços e produtos não estão na hora da compra, mas na hora da pesquisa, sua comunicação deve estar lá, quando a decisão for para a hora da compra, otimize seus resultados para 100% de potencial de vendas.

Coerência na comunicação

De nada adianta criar uma narrativa sobre a sua academia e os benefícios que o consumidor terá ao escolhê-la, investir em anúncios, criar conteúdo para as redes sociais, ter uma blog atualizado, criar um canal de Youtube se na prática você não consegue oferecer o que promete.

Lembre-se que você não terá uma segunda chance de criar uma primeira boa impressão sobre o seu negócio.