Para abrir uma academia não há segredo, ao contrário do que se imagina, não é preciso ser um Profissional de Educação, mas como em qualquer outro negócio, convém que você tenha um pouco de conhecimento sobre o mercado.

O primeiro ponto que você precisa saber é que existem muitos modelos de negócio para academia. Desde aquelas tradicionais, com sala de musculação e ginástica, até clubes completos, passando por academias low cost e também por estúdios que oferecem apenas uma modalidade.

como abrir uma academia

O que fazer antes de abrir uma academia

Clique aqui e inscreva-se no canal do Youtube

Se você já trabalhou na área do fitness como empresário ou como empregado, é uma boa ideia avaliar se já tem conhecimento suficiente e se está atualizado, antes de abrir uma academia. Se você não está no ramo, terá que aprender muito e o melhor caminho é pesquisar.

Uma forma inteligente de começar é visitando o máximo de academias que puder. Converse com os donos e funcionários, faça amizade com o maior número de empreendedores que puder, troque ideias, verifique diferentes ideias sobre o mercado, sobre os problemas etc.

Vale a pena participar de feiras e congresso e participar de grupos nas redes sociais com outros gestores.

É normal achar que fazer amigos ou interagir com empresários da área é difícil porque eles não vão passar informações sobre as características do negócio para um “futuro concorrente”. Não é verdade!

As pessoas gostam de trocar ideias e falar sobre problemas; seja honesto na entrevista, apresente-se e explique sua situação. Para começar, procure empresas em bairros distantes ou mesmo em cidades vizinhas, para que nenhuma delas se sinta ameaçada por pensar em você como concorrente.

O resultado dessa fase de aprendizado e pesquisa é que você estará amadurecendo ideias e ficará mais confiante no projeto da sua empresa e em como será a sua academia. Ao contatar outras empresas, deverá procurar elementos para responder às seguintes questões:

  • Quais são os objetivos e metas da minha academia?
  • Quais serão os custos (equipamentos, aluguel, funcionários, luz, água e internet)?
  • Existe público para uma academia nesta região?
  • Quais as características do meu público-alvo?
  • Qual é o capital de giro necessário para fazer o negócio funcionar?
  • Qual será o diferencial da minha academia?
  • Quais serviços serão oferecidos?

Para isso montar um plano de negócios faz toda diferença. Com ele você poderá reunir todas essas informações e ainda fazer simulações de custo e projeções futuras, tendo certeza se vale a pena montar uma academia no modelo que você imaginou ou se precisará fazer algum ajuste.

Quanto custa abrir uma academia?

É claro que depende do tipo de academia que você deseja abrir, do tamanho, do público e da localização.

Se considerarmos uma academia convencional, com sala de musculação e ginástica, de pequeno/médio porte, o investimento inicial não deve ser menor do que 160 mil reais, desses, cerca de metade você gastará adquirindo os equipamentos. E claro o céu é o limite!

Para você ter uma ideia o investimento em uma franquia da Smart Fit, maior de academias do Brasil, começa em 3,8 milhões de reais, o retorno de investimento entre 24 a 36 meses.

Academia é um negócio lucrativo?

Como qualquer outro negócio, as academia de ginásticas podem ser lucrativas, mas tudo depende da forma como você conduzirá o negócio.

Hoje, ao abrir uma academia, além dos seus concorrentes diretos, também enfrentará a concorrência de aplicativos e programas completos para as pessoas se exercitarem em casa, além disso os equipamentos e acessórios para uso doméstico tem ficado cada vez mais atraentes e acessíveis.

Com isso é preciso buscar atrativos e diferenciais. Se considerarmos que no Brasil menos de 4% da população frequenta academias e que o exercício tem sido recomendado por médico e outros profissionais de saúde para a manutenção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, há um enorme mercado a ser explorado.

Na Smart Fit a lucratividade fica em torno de 30%, mas geralmente considera-se cerca de 20% para modelos convencionais.

E aí, pronto para começar e abrir a sua academia?