Como gerar conteúdo não é ensinado na faculdade e provavelmente não será, mas é importante ter ao menos uma noção para que você possa divulgar o seu trabalho. Gerar conteúdo faz parte do seu diferencial competitivo. Se há alguns anos o marketing era algo distante da vida do Personal Trainer, se limitava ao cartão de visitas, um folder e a boa vontade das academias, hoje está ao alcance das suas mãos e saber tirar proveito disso pode ser a diferença no sucesso da sua carreira.

A produção de conteúdo demanda tempo e este é o seu bem mais precioso. Um pensamento muito comum é como posso arrumar tempo para gerar conteúdo e ainda trabalhar? Então vamos começar mudando essa mentalidade sobre em que consiste o seu trabalho. O seu trabalho não se limita a ministrar sessões de treino, gerir a sua carreira faz parte do seu trabalho. O marketing faz parte da gestão da sua carreira e gerar conteúdo faz parte do marketing. Produzir conteúdo é seu trabalho, também.

A partir do momento que você entende isso, passa para um outro nível. Como produzir esse conteúdo de forma rápida e otimizada e é sobre isso que vou falar aqui.

Gerar conteúdo para rede social

10 dicas para gerar conteúdo sem perder tempo

1- Seu conteúdo não é para todo mundo.

Acredito que você saiba, mas nunca é demais falar: seu conteúdo não é para todo mundo. Você vai pensar em um conteúdo que responda às necessidades do seu cliente ideal.

2- Sua melhor fonte de ideias são os seus clientes.

Fique atento às dúvidas dos seus clientes e tenha uma forma para anotar essas dúvidas, para que depois sejam transformadas em conteúdo. Um forma rápida é ter um grupo de whatsapp só com você e enviar áudios com as dúvidas. Depois você organiza em um documento para não ficar perdido.

3- Sua segunda melhor fonte de ideias são as caixas de perguntas do Instagram.

Uma ou duas vezes por semana abra caixinhas de perguntas no instagram story. Direcione essas perguntas para para assuntos específicos, por exemplo: o que você gostaria de saber sobre emagrecimento. Responda as dúvidas que surgirem para quem fez as perguntas, pode inclusive fazer publicamente, por meio do próprio story e depois transforme essas perguntas em conteúdo.

4- Faça um texto ou roteiro sobre o assunto e depois desmembre.

Com um mesmo assunto você pode gerar conteúdo para diversas plataformas. Vou dar um exemplo para quem tem blog, canal do Youtube, Podcast e Instagram. Você faz um texto para o seu blog, usa esse texto para fazer o roteiro de um vídeo para o Youtube, aproveita o áudio desse vídeo para o Podcast. Aproveita trechos desse vídeo para vídeos mais curtos que serão publicados no Instagram. Pode também usar trechos do seu texto para fazer outras publicações no Instagram.

5- Faça conteúdos para topo, meio e fundo de funil

Os conteúdos para topo de funil são mais genéricos e podem atingir um número maior de pessoas. Aproveite para criar conteúdo que estimulem o engajamento. Os conteúdo de meio de funil são mais profundos, podem conter por exemplo, um passo a passo ou uma sequência de dicas. Ele vai atender aquelas pessoas que buscam uma solução para o problema. Já os conteúdo de fundo de funil são mais densos, destinados àquelas pessoas que já te acompanham e estão prontas para contratar o seu serviço.

6- Não faça panfletagem digital

Use o feed do seu instagram para publicar conteúdo relevante que mostre para as pessoas que você pode ajudar nas dores delas. Não use para fazer propaganda do seu serviço!

7- Use o stories para se relacionar

O stories é uma ótima ferramenta de relacionamento. Mostre o seu cotidiano (relacionado ao trabalho, é claro), os bastidores, dê dicas, faça perguntas, responda ao seu público.

8- Nunca perca de vista seu objetivo: ajudar pessoas.

Só gerar conteúdo atrás de conteúdo não te leva ao seu objetivo. Em algum momento você precisará se mostrar como o profissional ideal para ser contratado para solucionar as dores das pessoas que se identificam com o seu contudo e com o seu trabalho. A melhor forma de fazer isso e atingir as pessoas certas é por meio de anúncios direcionados para aquelas pessoas que tiver a alguma interação com suas publicações.

9- Organize-se para produzir seu conteúdo

Existem muitas formas de se organizar para produzir o conteúdo. Você precisa encontrar uma forma que seja simples pra você. Vou explicar como eu faço para te dar um ponto de partida. Escolho o tema que será trabalhado durante a semana. Tiro um dia para escrever o texto. No dia seguinte gravo o vídeo, usando o texto como roteiro, faço a edição e retiro os trechos para usar no instagram. Em outro dia preparo as demais publicações que irão para o feed do instagram no formato de imagens. Como tenho certa prática demoro cerca de uma a duas horas para cada etapa, dividida em três dias.

10- Use ferramentas que agilizem o seu trabalho.

Escolha ferramentas que possam tornar o seu trabalho mais ágil. Você precisará de pelo menos um editor de vídeos e um editor de imagens. Eu uso o Adobe Premiere para editar vídeos e Photoshop para imagens, mas são editores pagos, profissionais e exigem um mínimo de conhecimento para usar. Para as imagens, quando é um trabalho mais simples uso o Canva, você pode começar por ele também.