Criar a estrutura da equipe de vendas da academia é o primeiro passo para ter sucesso. Alguns gestores tem dificuldade e muitas dúvidas para criar essa estrutura. Existem cursos específicos para gestores de academia que trazem informações sobre vendas e outros assuntos que podem auxiliar em uma gestão eficaz do negócio do setor fitness.

O especialista em vendas para academias, Almeris Armiliato, no curso de Gestão de Vendas para academias da Escola Online de Gestão Fitness, dá dicas valiosas sobre como criar a estrutura da equipe de vendas da academia e eu vou contar quatro delas aqui.

estrutura da equipe de vendas da academia

Estrutura da equipe de vendas da academia: o que você vai precisar

Vender é interferir no processo decisório de alguém. No entanto as pessoas não permitem que qualquer pessoa faça isso, apenas aquelas que elas conhecem, gostam ou confiam, por isso ao estruturar a equipe de vendas da academia devemos considerar que os evolvidos no processo precisam passar por treinamento para aprenderem a desenvolver habilidades ajudem a criar empatia e confiança nas pessoas.

1- Contrate pessoas que estejam envolvidas com vendas. Dê preferência para pessoas com mais de 25 anos, cujo foco seja ganhar dinheiro. Pessoas que sustentam famílias são as que trazem os melhores resultados na experiência do consultor.

2- Investir para que a equipe se sinta bem. Fazer parcerias com cabeleireiros, manicures da região possibilitando que as consultoras usufruam de determinados serviços mensalmente, resolve um problema recorrente com a imagem da consultora de vendas e faz com que se sintam valorizadas.

3- Cuidados com a roupa da equipe de vendas. O dress code é importante em qualquer ambiente. Quem nunca se sentiu um peixe fora d’água por estar vestido muito diferente do restante das pessoas? É importante que o prospect, ao chegar na academia, encontre alguém vestido de forma parecida com ele. Portanto evite “roupas de ginástica” como uniforme da sua equipe de vendas.

4- Quem está acima do peso também pode fazer parte da equipe de vendas da academia. Pelo mesmo motivo do terceiro item, pessoas que podem se parecer mais com o prospect deixar o ambiente mais agradável para quem vai à academia pela primeira vez.

Com a estrutura da equipe de vendas da academia pronta você terá de pensar em outros aspectos que influenciam o resultado como definir metas de vendas.

Metas estabelecidas você terá que pensar também no sistema de comissionamento e premiação para garantir melhor performance da sua equipe.

Todos esses aspectos sobre Gestão de Vendas e outros aspectos relacionados à gestão fitness você poderá aprender nos cursos oferecidos pela Escola Online de Gestão Fitness. Clique aqui para conhecer!