A comissão de vendas para academia é uma parte importante da estratégia para incrementar as vendas, mas precisa ser feita com critério para ser atrativa e para não prejudicar seu negócio já que além de dinheiro envolve questões jurídicas. Se você tem muitas dúvidas sobre vendas na academia, questões jurídicas e outros assuntos que envolvam a gestão fitness, recomendo que se inscreva na Escola Online de Gestão Fitness, clique aqui para conhecer.

O especialista em vendas para academias, Almeris Armiliato, no curso de Gestão de Vendas para academias da Escola Online de Gestão Fitness, explica como provisionar e usar a comissão de vendas a favor do seu negócio. Vou contar como ele faz para calcular a comissão de vendas para academia.

Comissão de vendas para academia

Como calcular a comissão de vendas para academia

Antes de determinar o valor da comissão e como ela será paga é preciso ter as metas de venda bem definidas, pois nesse modelo sugerido pelo consultor o valor pago dependerá disso.

Outro ponto que você precisa ficar atento é na estrutura da sua equipe de vendas, que pode ser composta apenas por vendedores ou ter também um supervisor ou gerente de vendas.

A sugestão que o Almeris dá é reservar 3,5% do valor das vendas para pagamento de comissão. Que, em linhas gerais, seria dividido da seguinte forma:

  • 1% de comissão para a vendedora;
  • 1% para pagamento de bonificação;
  • 1,5% de comissão para pagamento do supervisor ou gerente de vendas.

Lembrando que as vendedoras e o supervisor/gerente, têm um salário fixo. O valor do bônus só é pago quando a meta é ultrapassada. E que nos casos em que não há supervisor/gerente o valor destinado à ele pode ser designado para a comissão e/ou para a bonificação.

É claro que aqui estou simplificando a explicação do consultor, existem outros fatores envolvidos. Ele explica tudo no curso Gestão de vendas para Academia da Escola Online de Gestão Fitness, clique aqui para saber mais.