Não é novidade importância do cliente para o negócio fitness, Como melhorar a aderência, a retenção, estratégias de captação de sucesso, nada disso é novo, porém alguns gestores pouco se conseguem fazer. E os resultados geralmente não animam.

Esses tipos de problemas são enfrentados por muitos. Quem pensa que grandes redes de academias não enfrentam dificuldades na captação e retenção de alunos, está enganado, já vimos mais de uma quebrar. A diferença dos grandes para os pequenos empresários do ramo está no capital de giro disponível. Quando uma academia grande erra, ainda que perca dinheiro, tem fôlego para se recuperar, com os pequenos errar pode significar fechar as portas.

Para onde vão os negócios fitness

Para compreender para onde vão os negócios fitness é necessário olhar para frente, observar o que está acontecendo à nossa volta e não apenas na nossa fatia de mercado, o mercado de academias.

Vivemos uma época, que há 15 anos sequer poderíamos imaginar. Embora tenhamos passado por altos e baixos na economia, vimos o surgimento de uma nova classe média, aumento da expectativa de vida, diminuição da taxa de natalidade, maior preocupação com a saúde. Todos esses fatores culminam para a formação de uma nova sociedade, de um novo tipo de cliente e se não mudarmos o foco, errar vai significar fechar as portas, independente do tamanho do seu negócio, independente se sua academia é pequena, média ou grande.

Há algum tempo percebo uma movimentação no mercado quanto a segmentação dos negócios de fitness.  Tivemos as redes de academias só para mulheres, academias para crianças, studios de pilates focados na terceira idade, grupos de corrida, mesmo quem é grande, dentro do seu negócio, segmenta. A própria Bio Ritmo, o maior player do país, percebeu isso e mudou. Aqui é que começa o segredo do sucesso.

Segmentar significa mais do que simplesmente escolher o público alvo, significa aprender a ouvir seu público, ouvir seu cliente. O que seu cliente quer? Quando você conseguir responder à essa pergunta, o sucesso será inevitável. E não falo apenas do cliente externo, do aluno, mas também do cliente interno, seu colaborador.

Em 2011, quando estive na  12ª IHRSA – Fitness Brasil, Edgar Corona, proprietário das Redes Bio Ritmo/Smart Fit explicou tudo de forma simples:

Colaborador engajado = Cliente satisfeito = Lucro

Para conseguir o engajamento dos seus colaboradores e a satisfação dos seus clientes é preciso proporcionar a ambos experiências únicas. E quando eles tiverem certeza que não encontrarão outro lugar que proporcione à eles tudo aquilo que sempre desejaram fecha-se o círculo virtuoso.

E para onde vamos? Vamos tão longe quanto nossa capacidade de compreender os anseios alheios nos permitir. Mas para chegar longe é preciso se preparar, investir em conhecimento. 

Já pensou em participar de um exclusivo grupo formado por gestores de academias de todo Brasil e também pelos melhores consultores do mercado? Então vou apresentar a Escola Online de Gestão Fitness, nela além de ter acesso à diversos cursos poderá participar desse grupo exclusivo trocar ideias e tirar dúvidas. Clique aqui para conhecer.